Construtora com financiamento próprio vale a pena? Conheça as desvantagens de financiar desta forma

Construtora com financiamento próprio vale a pena? Conheça as desvantagens de financiar desta forma
1 ano atrás

Buscar uma construtora com financiamento próprio é uma das opções para quem deseja comprar o seu imóvel e realizar o sonho da casa própria. 

Nessa opção o cliente tem a oportunidade de adquirir o seu financiamento já na etapa de lançamento e até mesmo na fase de planta.

FINANCIOU UM IMÓVEL E ESTÁ COM PROBLEMAS PARA PAGAR? FALE CONOSCO!

A maior vantagem que move esse tipo de financiamento é que o cliente não precisa de nenhuma aprovação de crédito em instituições financeiras ou bancos.

Mas será que o financiamento direto com a construtora realmente vale a pena?

Para conhecer mais detalhes, separamos esse conteúdo completo para que você saiba analisar qual é a melhor opção para o seu bolso.

Como é o financiamento próprio direto com a construtora?

No geral, podemos afirmar que esse é o tipo de financiamento que envolve você e a empresa responsável pela construção do imóvel.

O contrato é realizado envolvendo ambas as partes e detalha a cobrança de juros da operação e as parcelas totais junto às condições e termos.

SABIA QUE É POSSÍVEL REDUZIR
AS PARCELAS DO FINANCIAMENTO DO SEU IMÓVEL?

Vale ressaltar que o cliente deve ter atenção a cobrança abusiva de juros, pois a construtora com financiamento próprio não segue normas de bancos.

Outro ponto é que você não pode usar o seu FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) no começo da operação. Os prazos para o pagamento são bem menores que o normal.

Quais as desvantagens do financiamento direto com a construtora

Para realizar esse tipo de financiamento é importante contar com algum profissional que saiba identificar a cobrança de juros abusivos com tabelas de amortecimento. 

Outro ponto que inclusive já citamos, é que pagamento possui um prazo de até dez anos.

Quando comparado ao banco ou instituições financeiras é pouco pois disponibilizam até 35 anos para quitar a dívida.

Esse prazo das construtoras pode ser ainda menor, pois geralmente fornecem entre 5 a 10 anos, e cada uma tem o seu prazo.

Quais são as condições de financiamento com uma construtora?

Existe um modelo de aprovação de crédito, no entanto é comum que seja bem mais flexível e simples do que a solicitação em bancos ou instituições financeiras

Sendo assim, como a construtora não solicita aprovação de crédito em bancos e instituições, pessoas que tiveram as suas propostas e solicitações recusadas, recorrem à financeira como outra opção.

Assim, elas solicitam do cliente alguns comprovantes como comprovação de endereço, renda e por fim a análise básica de crédito seguida e documentação para compra.

Como é comum e cotidiano o financiamento de imóveis ainda na planta por parte das instituições, não se tem a necessidade de apresentar documentos do imóvel para a solicitação e aprovação do financiamento. 

Esse é um dos principais fatores que facilita o início da compra e pagamento das parcelas de financiamento.

Como pedir financiamento de forma correta?

Antes de solicitar um financiamento é importante tomar alguns cuidados para se planejar corretamente e não se endividar. 

Um dos primeiros passos é analisar a sua renda para entender se realmente há condições de arcar com valores mensais altos, pois o prazo com a construtora é menor para o pagamento.

Analise se a longo prazo você permanecerá com estabilidade financeira para arcar com o seu compromisso mensal se livrando de inadimplências.

Em seguida, entenda se realmente é uma necessidade para o momento, pois é uma grande responsabilidade financeira um compromisso de financiamento, e para alguns o aluguel ainda pode ser mais vantajoso. 

E por fim, escolha um imóvel adequado e conte com a assessoria de um advogado para evitar amortecimentos com juros exorbitantes e ilegais.

Quais meus direitos e deveres ao realizar um financiamento?

Direitos

  • É direito do consumidor alterar as datas de pagamento dos boletos junto a imobiliária, banco ou instituição financeira.
  • Direito a emissão de boletos do seu financiamento sem a cobrança de taxas;
  • Direto de desistência do financiamento, não excluindo o pagamento de multas e demais valores de quebra de contrato
  • Solicitar revisão do contrato de financiamento em caso de desconfiança de juros abusivos;
  • Realizar pagamento antecipado das parcelas

Deveres

  • Realizar o pagamento das parcelas em dias;
  • Recorrer à imobiliária ou banco para tratar da atual situação em caso de não conseguir arcar com o valor; 
  • Arcar com as taxas de juros abordadas no contrato;
  • Quitar o pagamento no prazo estipulado;

Construtora com financiamento próprio vale a pena?

O maior problema em torno do financiamento direto com a construtora é que os juros costumam ser maiores que em bancos e instituições financeiras.

Assim, as taxas podem pesar ainda mais e o tempo de pagamento é bem inferior, podendo ser entre 5 a 10 anos.

Por fim, mesmo que existam diversos benefícios acerca desse tipo de financiamento, é importante analisar muito bem a escolha pois pode acabar saindo mais caro. 

No entanto, a realidade de muitos grupos diferem, e oque pode ser desvantagem para você, é vantagem para outra pessoa de acordo com as condições financeiras dela.

É melhor fazer o financiamento próprio ou preciso da ajuda de um profissional?

Como dito anteriormente, é importante contar com a ajuda de profissionais nesse ramo. Por isso conte com o Del Nero para tratar de assuntos como construtoras com financiamento próprio, suas vantagens e desvantagens.

Tenha seu direito resguardado por um time de especialistas que possui as melhores avaliações com resultados comprovados!